A Associação Portuguesa de Arte Outsider realizou pela primeira vez uma Exposição na Galeria do Palácio Galveias em Lisboa.
Esta exposição foi ontem inaugurada com a presença do seu Presidente, Vitor Albuquerque Freire, do Diretor Departamento da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Francisco Mota Veiga e de muitas outras individualidades, com esculturas de Francisco Nico ( Xico Nico).
Grande parte das esculturas de Xico Nico, deve ser considerada Arte Outsider. Esta Arte identifica-se pela diferença temática e formal, e ainda pelo uso de materiais e técnicas personalizadas.
Segundo palavras do Diretor desta Associação de Arte Outsider, Xico Nico adora criar formas novas e espontâneas, quase experimentais, afastando-se de um “estilo” estereotipado de autor, e neste aspeto, ele é também um outsider, mesmo nos poucos casos em que se poderá aproximar de uma nova arte popular contemporânea.
Fotos & Texto: Carlos alberto Tiago
1 comentário:
Va' la' Nico nem um pequeno comentario!!!
Os intelectuais de Peniche nao te merecem !.
O Povo sim mas como sabes nao anda nestas andancas As Caldas da Rainha teem um simbolo cada vez mais "enricado , cuja "inteleccia" actual o usa escandalosamente como apoiante de ladroes de hospitais e bancos com a devida autorizacao da Justica " Peco que uses a tua tao excepcional arte de bem fazer as tuas obras que cries um simbolo que possa ficar para a memoria dos usos e costumes nos anais da Arte Contemporanea da Nossa Terra . Ate' te dou uma ideia pois tu tambem vives de ideias e ideais .... Vai a' mare' ve se apanhas um polvo ou pedra com a sua configuracao , poe-lhe uns oculos , um bigode bem respeitavel e completa com a tua imaginacao uma Cultura da Honestidade, e Saber como simbolo imorredoiro nos pergaminhos de Peniche minha e tua Terra Amada .
PS.
Notei que nessa assistencia que assistiu a' abertura da tua exposicao numa Casa tao Nobre nao sobressairam como de costume algumas personagens importantes da elite da Nossa Cidade . Porque nao ?.
Com os melhores cumprimento te felicita mais uma vez de ca de longe o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
11/4/2012
Enviar um comentário