segunda-feira, março 28, 2011

Cegonhas de Peniche - Era uma vez.......


Foi com muita tristeza que hoje verifiquei que aquele casal de cegonhas tinha tido ordem de despejo e sem mais nem menos, a EDP retirou-lhe o ninho. Não ponho em causa que esta operação terá como objectivo minimizar o número de interrupções de fornecimento de energia decorrentes de acidentais contactos com os condutores em tensão, provocados pelas cegonhas durante os períodos em que se verifica a ocupação e utilização dos ninhos. Mas…………. Lá vem o mas………. De acordo com as vossas palavras, repito, são palavras vossas que transcrevo, a solução poderia e deveria ter sido mais “humana”. Bem prega Frei Tomás. Convivemos com a natureza, preservamos o ambiente. O Grupo EDP aposta na melhoria da qualidade de serviço que presta aos seus Clientes em harmonia com objectivos de coesão social, protecção dos valores ambientais e preservação da Natureza, factores indissociáveis num desenvolvimento sustentável.




Na prossecução destes objectivos, o Grupo EDP tem promovido ao longo da última década, na rede de distribuição de energia eléctrica, um conjunto de iniciativas com o objectivo de fomentar a nidificação da Cegonha Branca e garantir a sua protecção. A colocação de postes dedicados, bem como de plataformas em apoios de rede, para nidificação - cerca de mil e cem em 131 concelhos do País - iniciativa que teve o apoio de entidades governamentais e não governamentais, contribuiu de forma significativa para o crescimento populacional da Cegonha Branca em Portugal. Constata-se, presentemente, que este crescimento teve repercussões negativas na segurança das redes e das próprias cegonhas.

Ficamos a aguardar que haja alguém dentro dessa empresa que, nem que seja só desta vez, não pense só no problema mas também na solução a bem da NATUREZA. Ficarei agradecido. Fotos & Texto: Carlos Alberto Tiago

Sem comentários: