segunda-feira, maio 10, 2010

Cerimónia Fosso das Muralhas


Fotos: Carlos Alberto Tiago ( FUA )

16 comentários:

Manuel Leonardo disse...

Ao Cabo Carvoeiro


Na tua proa altaneira -que relembrando o Adamastor -tem resistido durante milenios a' furia do Mar e dos Homens queria Eu , um Ser que nao sou Nada pedir-te autorizacao para que com o meu humilde cinzel gravar nas tuas falecias vulcanicas um aviso solene aos presentes e vindouros para que todos fiquem a saber como o Progresso humano se nao for bem deliniado pode trazer nao o prazer mas sim as agruras das doencas e calamidade a todos aqueles que por descuido se deixarem contaminar com o prazer traicoeiro das suas aguas .
E aqui junto de ti no meu barco de sonho , extasiado pelo Explendor da tua Magnitude olhando em meu redor revejo as Berlengas , as suas Estelas e Farilhoes ao fundo ,como quando , outrora durantes as tempestades eu e todos os meus Camaradas te contorna'mos fugindo para chegar ao Porto do Bom Salvamento .
Assim Te agradeco toda a gravacao que certamente me deixara's fazer que te prometo, o mais gentilmente que as minhas velhas maos , ainda seguras nao tremulas terao o prazer de em tua Honra deixar em Memorial do nosso Fosso das Muralhas :

Quando se fazem obras de natureza de limpeza de areas poluidas temporariamente - dezenas de anos caso de estacoes de servico et. etc.- produtos toxicos ou seus derivados por ordem estatual deve-se dar pelo menos de 10 15 anos de descanco a essas areas para que se possa construir ou dar seguimento aos projectos publicos ou privados .
No caso presente Fosso das Muralhas de Peniche a atencao a estes problemas ainda teem que ser mais bem estudados e finalizados para que a saude publica seja salvaguardada .
Por isso mais uma vez venho alertar para que os erros passados mas presentes nao se repitam e que todos os intervenientes neste processo Camara e Servicos tecnicos sejam "Fiscalizados a tempo inteiro ate' a' finalizacao do projecto "
condicoes essenciais que se devem ter em conta : a remocao das lamas poluidas devem ser tiradas ate mais de dez metros de metros - Sim dez metros de fundura pelo menos - as muralhas em toda a extensao da obra devem ser limpa a jacto de areia para que os residios toxicos entranhados nas suas frinchas sejam desalojados , limpos .
A area em que as lamas sejam retiradas devem ser cheia com areia limpa - aquela que esta' a obstruir a entrada do Porto , essa nova praia que se formou ,penso que seria a melhor solucao para a remover por intermedio de tubagem que a levaria directamente ao Fosso da Muralha e ai espalhada por toda a area . Nao quero, nao posso ser mais expecifico pois o espaco de escrever se calhar ja foi esgotado mas a concluir :
A obra so devera' ser aberta a uso publico quando inspecionadas por uma entidade independente e se'ria que dara o seu acordo final, com a certeza absoluta de que todos os utentes estejam livres de doencas infecciosas de pele ou qualquer outra natureza .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
P.S.
ESCRITO NO DIA 12 DE MAIO 2010 DIA
DO MEU OITAGESSIMO PRIMEIRO ( 81) ANOS DE IDADE.
Salvem o Porto de Pesca ,Salvem o Hospital - que eu julgava que ja' estava salvo - Salvem Peniche, Salvem a ETAR e Sereis Salvos

Anónimo disse...

O sábio.. controla tudo do outro lado do mundo.. ahahah .. já que não pode estar no café, escreve parvoíces na internet..

Anónimo disse...

AHAHAHAH!!!! Oh senhor engenheiro!!! Assim será feito...especialmente a "remoção dos resíduos tóxicos entranhados nas frinchas".

Manuel Leonardo disse...

Possivelmente pequenas embarcacoes tipo gaivotas ou outros similares poderao circular naquela area .
Se todas aquelas "frinchas " nao forem descontaminadas aquelas ficarao como mais que possiveis focos de doenca para ser propagadas aos seus utentes que irao ali a' procura de prazer e nao terriveis enfermidades .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Porto de Pesca , Salvem o Hospital - que eu julgava que ja estava salvo - Salvem Peniche , Reparem a ETAR e Sereis Salvos .

Anónimo disse...

Limpem as frinchas para a malta andar nas gaivotas e todos se salvarão.. AhahAHah..

És rídiculo..

jorge saldanha disse...

Tenho pena por não estar publicada a fotografia da oferta da prancha. Acho que aqui é o lugar dela. Fazia um vistão o nosso PM e o nosso Primeiro ....na Câmara. Poderá também ser, que daqui a uns anos, se o espelho de agua não resultar, que façam ondas artificiais e o o PM de hoje, venha inaugurar essas ondas, mostrar que não foi em vão que o Presidente da Câmara lhe ofereceu uma prancha de surf.

Manuel Leonardo disse...

Salvem a Praia de Peniche de Cima

S.O. S. S.O.S.

Ainda vao a tempo de salvarem a nossa Praia de Peniche de Cima .
Nao Deixem Construir a Plataforma para Exploracao de Petroleo Na Nossa Praia.
Se quizessem construir uma Plataforma a 500 Metros da Praia dos Super Tubes O Sr. Presidente e os seus visionarios deixavam ?
So' eu e' que reclamo e tenho reclamado ?
Unem-se e nao deixem construir a Plataforma .
Nao deixem estragar essa Perola que se chama Baia de Peniche de Cima
Aonde estao voces que nao veem o desastre ecologico que de um momento para o outro pode suceder .
Como sucedem frequentemente noutros lados do Planeta .
Nunca , Nunca a' plataforma na Baia de Peniche de Cima
POR FAVOR FASSAM JA' ALGUMA COISA PARA PARAR ESSES TRABALHOS !!!
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
18-05-20
P.S TAMBEM FOI ENVIADA AO PINTURAS EM PENICHE QUE ATE AGORA NAO PUBLICOU

Anónimo disse...

Aprende a escrever, manda-te a tua morada que eu envio-te um dicionário!
Salva-te da estupidez!
Se não fosses tu onde já estava Peniche... talvez la para os lados do Canada?!

Manuel Leonardo disse...

Ao Anonimo da 1;03
Escreve o teu nome e morada e eu mando la alguem a tua casa buscar o dicionario.
Tao erudito mas com fraca mioleira
Aquilo que escrevo sao mentiras ?
Se calhar 'es um daqueles que pareces que tens fraca memoria
E' pelo que te fiz no passado que te irrita tanto .Ja' te esqueceste que se nao fosse eu nao eras nada no G.D.P. pois nao Havia dinheiro para sustentar meninos bonitos no futebol
Da a cara todas as vezes que fazes comentarios ja aprendeste um pouco mas deves dar a cara sempre!
Salvem a Baia de Peniche de Cima os teus olhos da cara assim o dizes
Salvem o Porto de Pesca Salvem o Hospital, Salvem Peniche. Reparem a ETAR e Sereis Salvos .

Anónimo disse...

Não levas nome nem morada e o dicionário, esquece-o porque nem com uma enciclopédia conseguias aprender alguma coisa.
A minha memória está muito boa e não me falha, continuas a ser o que sempre foste, um grande 0(ZERO).
Salva-te da estupidez!
Salva o Canadá se quiseres porque Peniche não precisa de ti.

José Miguel Nunes disse...

Ao anónimo anterior

Respeito e boa educação não se aprende com diccionário, nem sequer nos bancos da escola, como ficou provado pelo comentário deste anónimo, que até escreve sem erros, mas que infelizmente não teve ninguém que lhe desse educação. Possivelmente o Sr. Manuel se não tivesse que ir trabalhar com tenra idade teria tido as mesmas possibilidades do que nós de escrever sem erros. Haja respeito pela idade das pessoas, pelo menos foi isso que me ensinaram, em casa. Outra coisa que o meu pai me ensinou foi a não ser cobarte e a dar sempre a cara para defender aquilo que penso sem ofender ninguem, especialmente se não concordar com essa opinião.

O respeito é algo bonito, mas que infelizmente não está ao alcance de todos.

Anónimo disse...

Só merece ser respeitado quem também respeita os outros, como o Manuel não o faz... tem de se aguentar.

José Miguel Nunes disse...

Mas pelo menos não é cobarde e dá a cara, ao contrario de si caro anónimo.

Anónimo disse...

Volto a dizer, quem quer ser respeitado tem de respeitar os outros, o Manuel ofende tudo e todos, não ou o 1º a queixar-me e a ripostar. Agora é o senhor que me começa a ofender, sem eu me ter referido a si, não devia "falar" antes de saber de toda a história.
Enfim.. à sempre quem se meta onde não é chamado, isso o seu pai não lhe ensinou?

José Miguel Nunes disse...

Não o estou a ofender, estou apenas a constatar um facto, que é o seguinte: quem profere opiniões sem se identificar é porque não tem coragem para o fazer, logo...
Já agora, e caso ainda não tenha percebido, a questão não é a história toda ou metade dela ou as opiniões de cada um, cada um defende as suas, a questão é a maneira ofensiva como o caro anónimo tratou uma pessoa que tem mais de oitenta anos, e isso o meu pai ensinou-me a não fazer.
A questão de ser ou não chamado para a conversa nem sequer se põe, pois ela está publica.

Com isto dou por finda esta troca de comentários, pois acho que já se percebeu o meu ponto de vista.

Anónimo disse...

Os idosos podem ofender sem ninguem os ofender primeiro, mas não podem ser ofendidos porque são idosos? Quem fala do que não sabe diz sempre besteiras.