sexta-feira, julho 26, 2013

Lixo - Gaivotas e Pombos, um perigo para a saúde pública. em Peniche



 Infelizmente tenho que voltar ao assunto. LIXO nas ruas de Peniche. De cada vez que saio daqui, regresso mais desencantado com esta Cidade. Apenas e tão só, no que aos lixos nas ruas e avenidas, diz respeito. Desta vez, uma pequena vila, perto de Coimbra. Condeixa, mudou e muito, tanto no plano viário, como habitacional e em particular, em tudo o que diz respeito ao ambiente. Até dá gosto. Aqui em Peniche, pelo contrário, a imagem que transmitimos a nós próprios e a quem nos visita, é aquela que algumas destas imagens degradantes mostram. E quem tem o poder, teima em gastar o dinheiro em tudo, menos naquilo que é mais importante para o ambiente e por “tabela”, para a saúde de todos os munícipes. Seria interessante lerem um artigo de Carla Sofia Luz no JN, onde se afirma abertamente; Gaivotas e pombos põem em risco saúde pública. Também diz o que se deve fazer para minorar esta situação.  - Não alimentar as aves ! ! ! Ninguém em Peniche vê determinadas pessoas, mesmo nos locais mais centrais a fazer precisamente o contrário. A alimentar gaivotas e pombos. - Feche o lixo, não suje o chão. Os sacos devem ser bem fechados e colocados em contentores. Uauh…….. contentores. Como é que se podem fornecer contentores, se o pouco dinheiro disponível tem que ir para acções mais mediáticas? Será preciso dizer mais alguma coisa?


Fotos & Texto: Carlos alberto Tiago

terça-feira, julho 16, 2013

Campo da República Peniche

 Decreto-Lei n.° 123/97 de 22 de Maio
Esta é a Lei  do País. Porque “carga de água” não é cumprida? Porque será que as pessoas são relegadas para o patamar mais baixo das preocupações políticas? Não acredito que seja por incompetência. A nós parece-nos pura e simplesmente, teimosia. A Cidade é um todo. A Cidade não pode ficar indiferente aos Cidadãos mais indefesos, tais como as crianças, os idosos e em particular, os deficientes. Para muitos destes, circular no Campo da República, é um tormento. Até parece castigo. Veja-se numa das fotos a incongruência desta obra. As pessoas saem da Fortaleza depois de uma visita e querem subir o Campo da República. O passeio termina poucos metros à frente e ficam a olhar e a pensar. Agora para onde vamos? Para o cascalho, ou para a estrada? É o melhor que temos para oferecer aos nossos e a quem nos visita. Em Peniche a prioridade são os carros. Não as pessoas. 

Texto & Fotos: Carlos Alberto Tiago

terça-feira, julho 02, 2013

Prova de atletismo infantil na Fortaleza de Peniche

 Não era possível exigir mais destas crianças do atletismo amador, pertencentes à Casa do Benfica de Peniche e ao Costa Brava, também de Peniche. Estes dois grupos, disponibilizaram-se para uma prova de atletismo, inserida nas comemorações da Junta de Freguesia de S. Pedro e que foi totalmente realizada dentro da Fortaleza de Peniche. Todos foram vencedores. Eles próprios, demonstraram com a sua participação que, desporto é amizade e confraternização. Temos ali verdadeiros Desportistas. Assim se mantenham pela sua vida fora.
Fotos & Texto: Carlos Alberto Tiago