segunda-feira, julho 30, 2012

Auto Caravanist​as em estado selvagem


 A Junta de Freguesia de S. Pedro de há dois anos a esta parte tem vindo a proceder à delimitação do espaço junto ao molhe do Porto d’Areia, para evitar qualquer acidente e para evitar certos abusos de “olheiros” sobre os banhistas, em especial “olheiros” sobre crianças.


Mas alguns auto caravanistas acham que o melhor é deitar abaixo as delimitações e assim ficarem mais junto ao mar e no final partem e apenas deixam no local o conteúdo das sua cassetes.

Reconheço que em Peniche não existe qualquer local com as condições mínimas para este tipo de turismo, pelo que segundo pesquisa efectuada, estas são as condições mínimas para que uma auto caravana, possa estar em perfeita sintonia com o local a visitar, com as populações locais e em especial com o ambiente.

Estações de serviço para auto caravanas.
a) -Fácil acesso e em que a entrada e saída da plataforma se possa efectuar nos dois sentidos.


b) -Uma grelha de drenagem ao centro da plataforma com o devido caímento,para receber águas dos depósitos do lava-loiça e do duche, ligados à rede de esgotos.

c) -Despejo das cassetes do WC químico ligado à rede de esgotos.


d) -Torneiras de água devidamente afastadas e identificadas: uma para a limpeza da grelha e das cassetes do WC e outra para abastecimento de água potável.


e) -Recipientes para o lixo.

Ora, em todas as situações de estacionamento de auto caravanas, Peniche nada disto oferece ( nem a pagar ) aos utilizadores deste tipo de campismo. De uma coisa estou certo. Com o crescimento deste tipo de turismo em Portugal, era importante “”não perdermos o comboio””, pois outras cidades de beira mar já estão a proceder de acordo com as normas europeias.

Fotos & Texto: Carlos Tiago