Este ano, os Penicheiros voltaram a ter a sua Festa de Nª Sª da Boa Viagem, no Campo da República ( Campo da Torre ).Em boa hora, pois há muito que as gentes de Peniche, em particular as da Freguesia de S.Pedro, ansiavam por esse acontecimento.
Estas festividades religiosas, com largas dezenas de anos, tiveram sempre a particular devoção dos marítimos desta terra e eram eles que, com as suas voluntárias contribuições, contribuíam para que elas se realizassem.
Este ano, as festas religiosas decorreram com a normalidade habitual, com uma enorme participação dos pescadores e com os populares a contribuírem com o seu trabalho no embelezamento das ruas, pelas quais a procissão passou.
Até aqui nada de novo.
Ora segundo as informações que existiam, a parte profana destas festividades, deveriam decorrer no Campo da Torre, mas apenas e tão só da entrada da Fortaleza para poente e o que nós assistimos foi uma total confusão e desrespeito pelas orientações assumidas. A mim não me cabe julgar, mas tão simplesmente dar o meu testemunho e fazer votos para que jamais se repitam as mesmas cenas em futuros eventos.
Assisti a pessoas retirarem (chegando a serrá-los) sinais de trânsito para colocarem os seus postos de venda. A saltarem os muros da Fortaleza para lá dentro fazerem as suas necessidades. A saltarem para amarrar os seus cabos a pedras (ACHADOS ARQUEOLÓGICOS) que estão armazenados dentro das muralhas. A deitarem para dentro das muralhas toda a espécie de lixo. A destruírem a relva do Jardim da Cascata que a Junta já está a providenciar toda a sua substituição. A “desviarem” dezenas de metros de cabos elétricos ( VAV - FBBN - _ Flexível multifilar ), enfim um sem número de autênticos disparates que vão custar ao erário público muito milhares de euros.
Fotos & Texto: Carlos Alberto Tiago