sábado, janeiro 30, 2010

Operação policial em Peniche


Hoje de mahã , teve lugar uma operação em Peniche , onde a PSP local , ao criar condições , tanto pedonais como de trânsito ao redor do
Mercado Municipal , possibilitou a que as entidades envolvidas pudessem actuar em conformidade.
Estiveram no local a Direcção Geral das Alfandegas - Impostos Especiais de Consumo , a Direcção Geral de Contribuições e Impostos ,
a Inspecção da Segurança Social , a ASAE e o SEF .

Fotos e texto: Carlos Alberto Tiago Peniche

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Peniche Moínho da Fialha


Temos o moínho , temos o burro.......... falta o moleiro e vermos o dito a funcionar .
Há que ter esperança.
Fotos e texto: Carlos Alberto Tiago ( FUA )

sexta-feira, janeiro 22, 2010

SALAZARGALHÃES ?!

E VOCÊS...

TAMBÉM TIVERAM UM SALAZARGALHÃES ?!

E funcionava às mil maravilhas.

Até com o ecrã rachado.

Já vinha com prova dos nove incluída e tudo !

Agora, se dessem um destes à rapaziada nova...

é que era giro vê-los à procura do botão para o ligar.

Eu cá, ainda me lembro como se apagavam os dados!

Era com "cuspe"!
e não apanhávamos vírus !!!

Peniche (Porto Lobos) Acidente na Rotunda IP6


Um pesado tombou em local, que várias outras viaturas também tombaram. Porque será ?
Será só dos condutores ou aquele " relevé " está ao contrário ?

Foto e texto: Carlos Alberto Tiago ( FUA )

domingo, janeiro 17, 2010

Acidente na Ribeira Velha de Peniche


O infortúnio bateu à porta do nosso grande amigo Zé Féria .
Pelas 15:45 outro amigo , Emanuel Leitão ( Pirotinhas ) ao passear com a filha , estava a uns 20 mts do carro onde estava como de costume o Zé Féria a ler o seu jornal , quando ele ouviu um acelarar repentino dum carro e quando olhou em frente já o carro ia em direcção à água.
Ainda correu para verificar se haveria alguém dentro da viatura e assim que embateu na água a porta traseira abriu e em poucos segundos submergiu .
Próximo estava também o vigilante municipal Sr. Luís , que de imediato ligou para os Bombeiros Voluntários de Peniche e que algum tempo após chegou com os seus mergulhadores e equipamento próprio para retirar a viatura do fundo.
Este é o segundo acidente mortal na Ribeira Velha / Marina . Espero que as autoridades consigam uma solução para de vez tentarem minimizar estas situações . Não foi o caso , mas situações existem em que devido ás condições meteorológicas e de mar , as autoridades limitam o acesso com fitas de segurança e de certeza que não fui o único a testemunhar que alguns chegam a cortar esssas fitas para poderem levar o carro até à marina . Isso é o mesmo que brincar não só com as autoridades , como com a própria vida.
Espero que todos tirem uma lição do infortúnio deste nosso amigo que ainda há 3 ou 4 dias completou 85 anos e não mais poderá passear no seu barco novo
" SÓ BOGAS " .
As minhas condolências à sua esposa e ao seu neto.

Fotos e texto: Carlos Alberto Tiago ( FUA ) Peniche

sábado, janeiro 09, 2010

Concerto em Peniche


Aconteceu em Peniche o concerto de Natal na Igreja de S.Pedro .
O coro composto dos JOVENS VOZES DE LISBOA , solistas HELENA VIEIRA e RICARDO SOLER e o acompanhamento ao piano e direcção musical de NUNO LOPES .
Foi um concerto extraordinário , cheio de belas vozes e com um programa recheado de belas melodias relativas ao Natal e terminando com ESPIRITUAIS NEGROS clássicos.
A organização está de parabéns .

Fotos e texto : Carlos Alberto Tiago ( FUA )

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Peniche é o concelho com maior prevalência de SIDA do distrito

Nove anos depois de descobrir que tinha o vírus da Sida, Ângela Paqueto já não receia falar do problema. Infectada numa transfusão de sangue, esta penichense contribui para que o concelho tenha o maior número de seropositivos por habitante no distrito.

Destak/Lusa destak@destak.pt

“Ao início foi muito difícil aceitar, depois fiquei mais conformada” conta à agência Lusa a operária fabril de 44 anos, que contraiu o VIH/sida numa transfusão de sangue quando há nove anos foi operada à coluna.

“Foi um balde de água gelada e assim que me disseram que tinha sida caí para o lado”, recorda esta mulher seropositiva, casada e mãe de um filho.

Há sete anos à espera que o seu caso seja resolvido em tribunal e com o vírus sem evoluir, Ângela limita-se a seguir a terapêutica para levar o seu dia-a-dia “dentro da normalidade”, graças ao apoio do marido, que não é portador do vírus.

“Ele reagiu bem à situação porque o médico lhe explicou como é que eu tinha contraído o vírus e desde há nove anos que nunca mais fizemos nada sem preservativo”, explica.

Contudo, nem sempre os dias de Ângela foram pacíficos, em parte devido à discriminação de que diz ter sido vítima no seu local de trabalho, que a fez muitas vezes baixar os braços.

“As minhas colegas perguntavam ao médico se podiam sentar-se ao meu lado, não tocavam nos tabuleiros que eu fazia e a própria chefe da fábrica pôs-me três pares de luvas nas mãos”, conta.

Ângela é um dos 138 casos de Sida diagnosticados em Peniche, concelho com a maior prevalência de casos por cada 100 mil habitantes do distrito de Leiria, de acordo com dados do Centro Epidemiológico de Vigilância de Doenças Transmissíveis, a que a agência Lusa teve acesso.

“São pessoas com comportamentos heterossexuais”, caracteriza Joana Marcelino, coordenadora da Acompanha - Cooperativa de Solidariedade Social de Peniche, que há dois anos iniciou o projecto “Atelier de Família”, destinado a prevenir a sida junto de escolas, de população que se prostitui e de toxicodependentes de todo o concelho, mas também a acompanhar seropositivos, cerca de três dezenas durante este ano.

A maior prevalência de casos em Peniche justifica-se, segundo a responsável, por ser “um meio pequeno e fechado onde existe troca de parceiros sem se protegerem”.

Por outro lado, os técnicos da associação “têm feito um grande trabalho de prevenção e sensibilização e essa sensibilização passa muito por levar as pessoas a realizar o teste do HIV/Sida” num concelho onde há cada vez mais portadores do vírus da Sida.

De um total de 912 em todo o distrito, 138 foram diagnosticados até Junho de 2009 (em 2005 eram 107) em Peniche, o segundo maior concelho a seguir a Leiria com mais casos de Sida.




http://www.destakes.com