quarta-feira, dezembro 30, 2009

Gazeta das Caldas

NAVEG@ANDO PELO OESTE
Cabo Carvoeiro

O blogue de hoje é dedicado a Peniche e ao Cabo Carvoeiro.
Sito em www.cabocarvoeiro.blogspot.com, os primeiros posts datam do início de 2005, mas foi apenas em Janeiro de 2006 que o blogue verdadeiramente “arrancou”. Sendo um blogue de carácter pessoal, o autor possui a liberdade de poder publicar aquilo que melhor reflecte os seus gostos e interesses, daí que decida por vezes partilhar com os seus leitores textos ou ate mesmo cartoons humorísticos com que se depara. Mas é, no entanto, dedicada à “rocha que fugiu da terra” a maioria dos posts presentes no blogue, nomeadamente através da publicação não só de belíssimas fotos que exaltam a beleza paisagística da região (destaco as fantásticas fotos que mostram uma vista aérea não só de Peniche, mas também das Berlengas, de S. Martinho e da Foz do Arelho) como também através da publicação de vídeos, muitos deles mostrando o efeito de tempestades e intempéries na zona.
Algumas das vezes, o autor ‘toca com o dedo na ferida’ e critica o que sente estar mal. Em passado Setembro, por exemplo, o autor chamou à atenção o facto de a fortaleza de Peniche se ter transformado num suporte para um anúncio publicitário de uma cerveja. Diz ele: “A fortaleza de Peniche como a 1° liga de futebol “liga Sagres” também foi rebatizada agora é a sua vez de ser promovida, não tarda muito que nos roteiros turísticos apareçam “Slogans do tipo: venha reviver a evasão do A. Cunhal na Fortaleza Sagres de Peniche”.

O autor mantém um outro blogue que segundo ele, é um “complemento” ao primeiro. De facto, este segundo blogue, que pode ser lido em www.cabo-carvoeiro-historico.blogspot.com, foge ao carácter pessoal presente no primeiro e, como que um baú de memórias, mostra-nos um lado mais histórico da região de Peniche. A maior parte dos textos aqui publicados são da autoria de Fernando Engenheiro, e são, na sua generalidade, mais extensos e trabalhados, revelando um maior trabalho de pesquisa; contam-nos histórias, lembram-nos memórias e ensinam-nos um pouco mais sobre a região, estando sempre acompanhados por fotografias ou postais alusivos ao tema. Aqui, pode-se ler por exemplo, sobre o farol da ilha da Berlenga: “Era como que uma pequena aldeia, com as suas oito casas de habitação, suas oficinas, suas casas de motores, sua central eléctrica e seus geradores de sonoridade - a sereia dos temíveis nevoeiros, com roncos constantes de cinco segundos, seus 11 depósitos-tanques de petróleo, que comportavam 40.000 litros de combustível, seu paiol de gasolina, suas instalações de observatório meteorológico, pavilhões de aparelhagem e de telegrafo - átrio da cisterna, capoeiras de galinhas e estendal de roupa, etc.
Assim era a vida humilde destes faroleiros, limitada pelo mar que os circundava, que tinham como seu Rossio o alto da Berlenga e que, por contingência, ali eram verdadeiros eremitas.”

Venha até ao “Cabo Carvoeiro” e deixe o autor partilhar consigo as maravilhas desta região.



Joana Leite Silva

joanaleitesilva@gmail.com





terça-feira, dezembro 29, 2009

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Peniche no Seu Melhor


E há mais por aí (caixas de cerveja, cadeiras, tábuas etc.). Vamos fazer uma colecção?
Fotos N. Louzeiro

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Exposição “Clichés de Peniche no Século XX”

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Mau tempo em Peniche



Hoje em Peniche entre as 4 e as 5 hrs da manhã o vento fez inúmeros estragos em telhados de habitações e em árvores de algum porte , placares , sinais de trânsito , estufas e até agora as duas linhas de média tensão continuam caídas , originando que algumas empresas ainda não tenham corrente eléctrica..

Fotos e texto de: Carlos Alberto Tiago ( FUA )

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Batata Frita de Borla

Quem é o Pai Natal?



Fala-se muito sobre o homem, mas afinal… cientificamente falando, o tipo existe ou não!??

•Nenhuma espécie conhecida de Rena consegue voar. MAS existem 300.000 espécies de organismos vivos ainda por classificar, mesmo que a maioria destes sejam insectos e germes, isto não coloca COMPLETAMENTE de fora a possibilidade da existência da Rena voadora que só o Pai Natal é que viu.

•Existem cerca de 2 biliões de crianças (-18 anos) no mundo. MAS, já que o Pai Natal não dá presentes às crianças Muçulmanas, Hindus, Judias e Budistas, isto reduz o número de crianças para 378 milhões (de acordo com o Population Reference Bureau). Numa média de 3,5 crianças por habitação, são 91,8 milhões de habitações. Presume-se que pelo menos uma criança se tenha portado bem em cada habitação.

•O Pai Natal tem 31 horas de Natal para trabalhar, isto, de acordo com os diferentes fusos horários e a rotação da Terra, assumindo que ele viaja de Este para Oeste (o que parece ser lógico). Isto resulta em 822,6 visitas por segundo. Ou seja, por cada habitação, o Pai Natal tem um milionésimo de segundo (1/1000s) para estacionar, saltar do trenó, descer pela chaminé, encher as meias de presentes, distribuir os restantes presentes por baixo da árvore de Natal, comer qualquer coisa, subir a chaminé, entrar no trenó e seguir para a próxima casa. Assumindo que todas as 91,8 milhões de paragens estão distribuídas uniformemente à volta da Terra (o que é falso, mas para fazermos estes cálculos, vamos assumir que é verdadeiro), estamos a falar de 1,26 km de distância entre as casas, o que dá uma viagem total de 121 milhões de quilómetros, sem contar com as paragens para fazer aquilo que todos nós temos de fazer pelo menos uma vez em 31 horas, mais comer, etc…
Isto quer dizer que o trenó do Pai Natal se move a 1.046 km por segundo, 3.000 vezes a velocidade do som. Só para comparação, o veículo mais rápido que o Homem construiu, a sonda espacial Ulysses, move-se a uma velocidade de apenas 44 km por segundo – uma Rena vulgar consegue, no máximo, correr a 24 km por hora.

•A carga do trenó adiciona outro elemento curioso. Assumindo que cada criança recebe apenas uma peça de lego (900 g), o trenó carrega 321.300 toneladas, sem contar com o Pai Natal, que, segundo consta, é um pouco obeso. Em terra, uma Rena normal não consegue puxar mais de 136 kg. Mesmo que uma Rena voadora (ver ponto #1) consiga puxar DEZ VEZES mais do que o normal, não conseguimos puxar o trenó nem com oito, nem com nove Renas. Precisávamos de 214.200 Renas. Isto aumentava o peso da carga – sem sequer contar com o peso do trenó – para 353.430 toneladas. De novo, só para comparação, isto é o equivalente a 4 vezes o peso do
navio Queen Elizabeth.

•353.000 toneladas a viajar a uma velocidade de 1.046 km por segundo geram uma enorme resistência por parte do ar – isto aqueceria as renas a uma temperatura semelhante à de um vaivém a entrar na atmosfera terrestre. O primeiro par de Renas absorveria 14,3 QUINTILIÕES de Joules de energia. Por segundo. Cada. Em suma, elas transformavam-se em chamas quase instantaneamente, expondo a Rena que está por detrás e por aí fora. A inteira equipa de Renas seria vaporizada em 4,26 milionésimos de segundo. O Pai Natal, entretanto, seria sujeito a forças centrífugas 17.500,06 vezes maiores que a força da gravidade. Um Pai Natal de 113 kg
(o que até é levezinho) seria esmagado contra o assento do seu trenó por 1.957.290 kg de força.
.

Conclusão- Se o Pai Natal ALGUMA VEZ entregou presentes na noite de Natal, por esta altura já deve estar morto.

O texto anterior foi obra do Pai Natal, desconhece-se a fonte! e como é da praxe,

FELIZ NATAL A TODOS!! e uma boa passagem de ano!

Artigo publicado no http://engenium.wordpress.com/2009/12/08/toda-a-verdade-sobre-o-pai-natal/

domingo, novembro 15, 2009

Arte e Bom Gosto


















Loja Louis Vuitton Paris Champs-Élysées

sábado, novembro 07, 2009

sábado, outubro 17, 2009

INDEPENDENCE OF THE SEAS LISBOA AGOSTO 2009











Contentores estragam a beleza de navio,
E o título do artigo publicado hoje no Expresso, imagino os passageiros que pagaram uma pipa de massa pelo cruzeiro, com uma escala em Lisboa, qual não é a surpresa, quando o navio atraca, ao verem estes guindastes e contentores rodeando o navio, do ponto de vista estético deve ser uma maravilha.
Não quis publicar estas fotos no mês de Agosto, mas acho que é um dever moral mostrar esta incoerência, sabendo o que o turismo pode trazer para um pais como o nosso, e ver que há pessoas sem a minima noção do que é a realidade económica actual

domingo, outubro 11, 2009

A Paixão dos Portugueses pelo seu Automóvel

O número de carros por habitante na Alemanha é menor do que em Portugal. Ainda no outro dia ouvi o Presidente da CP dizer que a linha de Sintra, em 1998, transportou 68 milhões de passageiros, se não estou em erro, e em 2006 transportou 47 milhões.
Ele deu como justificação para esta diminuição o ter aparecido um IC19 com condições “excelentes”. Ora, as pessoas que vão de carro, não só gastam o triplo ou o quádruplo dos euros do que se fossem de comboio, como demoram mais 50 minutos. Acha isto racional? As pessoas gostam de mostrar que têm o seu carrinho.

Artigo publicado na revista INGENIUM Ordem dos Engenheiros http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=1234







sábado, outubro 03, 2009

O Spiderman Vive em Peniche

O título inicial no http://topedro.blogspot.com/ era: Tripas




Se um habitante de Peniche quiser pintar a sua casa, tem de pedir autorização a camara, pode pintar, mas se não for ao ^seu gosto, esta sujeito a levar uma multa, questão de estética, se quiser fazer obras, tem de ser em acordo com o estilo arquitectónico local, regras a respeitar não é!
E ESTES FIOS RESPEITAM QUE REGRAS ? Só se for das aranhas para elas se deslocarem de uma casa para a outra, como sempre faz o que eu digo, mas não aquilo que eu faço.
Esteticamente é um Must”

segunda-feira, setembro 21, 2009

quinta-feira, setembro 17, 2009

Peniche reconstituição do Muro de Berlin


Muro do cemitério de Peniche.
Para os responsáveis deste projecto, parabéns, lutam contra o desemprego, é que construir, demolir, e reconstruir dá trabalho a construção civil, só resta saber saber quem é que vai pagar esta brincadeira, penso que não é difícil encontrar , como sempre, os habituais contribuintes. .
Ps.
O erro é humano, mas neste caso gostava que os responsáveis viessem para praça pública, dar a cara, com uma estimação de quanto vai custar a reconstrução deste muro, penso que seria o minimo.

terça-feira, setembro 15, 2009

Peniche Monumento Histórico suporte para a promoção da cerveja SAGRES

A fortaleza de Peniche como a 1° liga de futebol “liga SAGRES” também foi rebatizada agora é a sua vez de ser promovida, não tarda muito que nos roteiros turísticos apareçam “Slogans do tipo : VENHA REVIVER A EVASÃO DO A. CUNHAL NA FORTALEZA SAGRES DE PENICHE.
Sem esquecer o cartaz politico, mesmo ao lado da entrada, não existe incompatibilidade, mas é estranho que um monumento histórico em certas circunstâncias possa servir para tudo e mais alguma coisa, já não vale a pena escrever sobre o campo da torre, basta só ver as fotos.
Para visitar a fortaleza existem horários e paga-se para visitar o seu museu, agora o grande parque de estacionamento em frente esta aberto 24H/24H e é gratuito.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Poluição na Marina de Peniche







Alguém anda a lavar tanques e a deixar escapar as residuais para o porto de Peniche . Tudo leva a crer que há aqui uma mistura de óleos com ferrugem e não só..................
Fotos enviadas por: N. Louzeiro

quinta-feira, setembro 10, 2009

O Porquê de Certas Filas ?....Em Peniche, Praça Jacob Rodrigues Pereira


Então não é que um determinado funcionário da Rodoviária , vem frequentemente depositar o " cacau " à C.G.D. com um "" chouffer "" e enquanto o "" piqueno ""vai depositar o tal "" chouffer "" fica dentro da sua pequena viatura , aguardando que o tal senhor faça o seu depósito .E que tal ?
PS.
Não sou o autor destas fotos, mas estou a 100% de acordo com o texto do autor que vinha incluído no mail que recebi. Também acho desnecessário um autocarro deste tamanho, visto que muitas vezes circula com meia duzia de passageiros, talvez um mais pequeno fosse mais economico, e assim o nosso amigo chofer podia depositar o seu “” cacau”” sem causar estes engarrafamentos.